segunda-feira, 4 de junho de 2012

Atto* Dual System




Educação cientifica e tecnologia.
O Atto está sendo lançado no mercado agora, com o objetivo de oferecer condições do aluno desenvolver sua criatividade e a autonomia do seu conhecimento.
Eles utilizam materiais bastante conhecidos pelas pessoas e pelos alunos no dia-dia, como porcas, parafusos, barras, furos e etc...




Podendo ser usado tanto na educação infantil quanto com pessoas em ensino médio e superior.
Porque o principio de funcionamento dele é o mesmo, pois possuem uma montagem muito simples, e trabalha com formulas, formas, função, figura geométrica e então vai crescendo em termos de dificuldade, estudando matemática, física, hidráulica, mecanismos de maquinas simples, e pode também ser utilizado em pedagogia, porque também com o mesmo material se trabalha com o pensamento critico, mostrando como fazer resoluções de problemas, aonde o aluno vai se adequando ao seu nível de conhecimento. (é aonde exatas entra no mundo de humanas). no mundo real com uso real de formulas e etc...



Em uma sala de aula normal, o professor coloca seus alunos em mesas divididas em filas e passa o assunto na aula, “ele é apenas o transmissor do conteúdo”, com esse material o professor se torna o mediador do material. E o aluno com todo o material utilizado pelo professor, ele vai desenvolvendo a partir dos seus próprios problemas selecionados, ele vai aprendendo da melhor forma que lhe agrade e que melhor dar resultado.



Forma o aluno com autonomia, identidade, conhecendo mais de formulas sendo colocadas em pratica.
Eu sempre disse que a melhor ferramenta em sala de aula é a maquina, porque quando o aluno percebe que aquela formula que ele passou anos decorando pra ganhar nota no colégio, é a chave de ignição de uma grande maquina ou protótipo e ele se dar conta do que esta aprendendo e percebe que aquilo é ou não o que ele pode querer para o futuro dele.


Mostrando ao vivo a fórmula > a²+2.a.b+b²

A consequência da formula matemática é o que você produz com ela, você irá observar na pratica o fenômeno. Um sistema diferente de polias consegue, através de uma massa bem menor, movimentar e equilibrar uma massa bem maior, o aluno começa a perceber que de certa forma aquilo deve ter alguma relação de mecânica e de processo, a partir dali com as opções de bloco que estavam disponível ali, você pede que ele escolha uma das opções que equilibra aquela que está no sistema de polias.



Agora imagina se você é o responsável por montar uma estrutura do tipo em uma empresa, você irá ficar brincando com aquilo? Dai que vem toda a importância e valorização da matemática e física para um estudante ter noção e mais respeito pela matéria para entender esse processo. As formulas são ferramentas... é fim, não é inicio. A formula surgiu do fenômeno, não o fenômeno surgiu da formula.


Crianças hoje, trabalhadores amanhã!


Para mim... Sem duvidas, e a melhor maneira de trazer pessoas a exatas e fazer com que elas se interessem e não pensem nas formulas como matéria pra decorar, para apenas ganhar pontos na escola.

Para mais informações, visite o site dualsystem.com.br/

2 comentários:

  1. Legal. Achei detalhes no site específico:

    www.attoeducacional.com.br


    ResponderExcluir
  2. O material é multidisciplinar e criativo. Tem também informações no facebook:
    https://www.facebook.com/attoeducacional

    ResponderExcluir